Desenvolvimento Pessoal

Será que você não tem FOCO mesmo?

Será que você não tem foco mesmo?
Matheus Peracine
Escrito por Matheus Peracine

É comum hoje em dia você enquanto está navegando na internet, se deparar com algum texto ou vídeo, te ensinando – ou pelo menos tentando – a ter mais foco no seu dia a dia para ser mais produtivo, não desistir da dieta ou tirar seus projetos do papel.

O foco nada mais é do que a habilidade de jogar todas as suas energias, como decisões, pensamentos e até mesmo seus sentidos, em um único lugar. Um pouco mais além, foco é a arte da “desescolha“. O fato de você ter decidido algo e conseguir, mesmo que durante as tribulações ou tentações do dia a dia, manter sua mentalidade alinhada e suas atitudes firmes em prol de um objetivo.

Você já deve ter visto em alguma cena de filme ou desenho aquela cena curiosa onde o personagem pega uma lupa e coloca ela em um ângulo onde os raios de sol são concentrados em um único ponto, fazendo queimar uma folha de papel ou ainda a cabeça de um boneco, como no caso do Woody do Toy Story

Eu amo esse filme 🙂

E é assim que funciona o foco. Quando você concentra tudo o que tem, tudo o que faz, por um bem maior. Seja um desejo, uma meta, ou ainda um sonho.

O que algumas pessoas não falam, e não vem ao caso dizer se é por maldade ou não, é que você tem foco! Logo, o correto seria te ensinar como utilizar o seu foco, afim de que você consiga comandar ele para ações e objetivos que realmente irão mudar a sua vida para melhor, ao invés de desperdiçar toda a sua energia em coisas que não te trarão benefício algum.

Uma coisa importante a ressaltar é que usar seu foco ou saber desenvolvê-lo corretamente, não garante caminhos fáceis ou atalhos milagrosos. Os desafios continuarão a existir. Porém, você conseguirá ganhar aos poucos do seu maior inimigo: você mesmo.

Quer uma prova sobre o seu Foco?

Relembre as coisas que você tanto quis e conquistou. As coisas pelas quais você lutou até fazer dar certo.
Uma conquista, um namoro, um curso, um trabalho…
Quando você quis muito alguma coisa e estava certo disso, você jogou toda a sua criatividade e inteligência para fazer acontecer. E não importa se foi fácil ou difícil, você conseguiu!

Aposto que até hoje não tinham falado isso pra você, não é mesmo? É… Eu imaginava.
Como falei, você tem foco, a questão é saber direcionar para coisas que realmente fazem sentido na sua vida, ou melhor… Coisas que irão te ajudar a construir um futuro melhor.

Quando não sabemos direcionar nosso foco, parece que tudo é mais desafiador do que realmente é.
Uma pessoa que joga todo seu foco nos problemas e não nas soluções, dificilmente conseguirá bons resultados. É o mesmo que um médico direcionar toda a atenção dele pra sua dor. Isso não funciona. Ele precisa te examinar, buscar as causas da dor e a melhor solução pra você.

Um bom empreendedor sabe disso. Quanto mais ele foca em levar boas soluções para seus clientes, mais sucesso ele tem.

E como você deve usar o seu foco para ter verdadeiros benefícios na sua vida?

Em primeiro lugar e não mais simples. Você precisa saber o que você quer para a sua vida.
Eu falo que não é tão simples pois somos constantemente influenciados a não saber o que queremos, mas seguir o que os outros ditam para nós. Desde um simples curso e viagem, até mesmo suas amizades ou ainda seus relacionamentos.

Se você não sabe o que você quer, infelizmente, por mais que você consiga desenvolver seu foco e usá-lo para conquistar algumas coisas, você simplesmente conquistará algo vazio.
Aquele sentimento de: consegui mas não era bem isso que eu queria.

Segundo ponto. Além de saber o que você quer pra sua vida, é entender o que isso irá realmente te beneficiar.
É daí que nasce a motivação para as ações do dia a dia, suas renúncias e sacrifícios.
Se você não consegue perceber o que tem de bom no que você quer pra sua vida, isso é apenas um trabalho de autoconhecimento vazio. Você sabe o que quer, mas não sabe porque quer.

Você pode descobrir um monte de coisas que você quer para a sua vida, mas sem entender os ganhos que essas coisas irão te trazer, você não tem vontade e nem energia para começar essa busca.

O terceiro e mais importante ponto é decidir o que você quer de maneira clara.
Decidir de maneira clara, é entender que tudo tem um preço a ser pago e algumas coisas, pelo menos por um breve momento, serão deixadas de lado para que você jogue toda sua energia nos seus objetivos e sonhos.

Sabe aquela frase: Quem faz muito não faz nada? É praticamente isso.

Se a cada dia você está se dedicando a projetos diferentes, por exemplo, todos eles demorarão muito mais para saírem do papel e tomarem forma.

Por isso eu não recomendo que você faça mudanças bruscas na sua vida de uma hora para outra.
Parar de fumar + Correr + Dieta + Meditação + etc, etc, etc.

Você precisa identificar o que é mais relevante pra você, entender os benefícios do que você irá conquistar e por último, estar ciente do preço a ser pago por essa conquista.

Um exemplo curto e grosso.

“Quero empreender -> Ao empreender me sentirei realizado e dono da minha própria vida -> Para emprender terei que me dedicar à alguns estudos e não terei mais tanto tempo para filmes, séries, novelas ou futebol, pelo menos até atingir xx clientes.”

Compreendeu?

Utilizando desse esquema, você direcionará o seu foco de uma maneira muito mais forte e inteligente.

Foi assim que eu conquistei várias coisas na minha vida como:

  • Tocar violão;
  • Me formar com muito custo;
  • Largar emprego registrado e me tornar consultor de marketing;
  • Publicar o meu blog (este aqui :));
  • Largar a área de marketing e viver da minha vocação (treinar a mentalidade das pessoas com Coach e Mentor);
  • Emagrecer 09kgs em um mês;

Páscoa do Ano Passado eu estava com 106kg. Tinha planejado passar por um período de Bulking (crescimento) e consegui. Ganhei em 03 meses muita massa magra e também gordura. Porém, quando chegou a hora de perder toda a gordura que veio, não conseguia. Eu sabia exatamente o que tinha de fazer. A dieta e os treinos estavam certinhos pra mim. Mas minha mente, minha maldita cabeça não ajudava. Com paciência e autoconhecimento fui aos poucos. Me livrei do antidepressivo. Planejei novamente minha vida. Reformulei muita coisa. Me tornei Coach pela paixão de ajudar as pessoas a transformarem seus sonhos em realidade (eu sou a prova viva que trabalhar a mente é um fator de sucesso), entrei para um esporte fantástico, o Crossfit e segui com mais garra. Fiz amigos. Fiz inimigos. Entendi que antes só do que mal acompanhando (não estou falando da loirinha do lado! Ela foi uma ótima namorada rs) Hoje peso 89kg (não me pesei na última semana), ganhei meu primeiro Campeonato de Crossfit e sou mais saudável do que já fui. Obrigado a todos! Tantos os que ficaram quanto os que se foram durante a caminhada. Vamos ser a mudança que queremos ver no mundo? Eu aceitei esse desafio.

Uma publicação compartilhada por Matheus Peracine (@matheusperacine) em

  • Ganhar um campeonato de Crossfit;

Essa parte da minha vida se chama Felicidade.

Uma publicação compartilhada por Matheus Peracine (@matheusperacine) em

  • Empreender no meu sonho (o EU 2.0);
  • Fazer postagens e vídeos todas as semanas para ajudar pessoas como você;
  • Alcançar mais de 180 mil pessoas através do Facebook ;

e muito mais.

Comece hoje a direcionar o seu foco, “desenscolhendo” coisas, e jogando suas energias em algo único, e você perceberá como rapidamente tudo irá se encaixar na sua vida, e aquilo que parecia impossível se tornará real.

Sobre o Autor

Matheus Peracine

Matheus Peracine

Escritor, Empreendedor e Mentor. Ajudo as pessoas a mudarem suas mentes e atitudes para conquistarem seus objetivos. Fundador do EU 2.0.

Comente

2 Comentários

Deixe um comentário